A outra coroa espanhola

Uma semana depois da Taça da Rainha, decide-se entre quatro equipas espanholas a coroa na Champions. Com os estreantes Fraga e Coruña, o vice-campeão Vila-Sana e o campeão de 2021 e 2022, Palau, certo é o 16º título espanhol em 17 edições.

A outra coroa espanhola

Cai este fim-de-semana o pano sobre a 18ª edição da prova europeia feminina de clubes, agora Champions League Women. Deduzindo uma edição que não chegou ao fim, pela malfadada pandemia, e a edição de 2015, ganha pelo Benfica, o título ficou sempre em mãos espanholas. E, na Corunha, não vai fugir à regra.

Na disputa do troféu, só está um ex-campeão: o Palau. Vindo do triunfo na Taça da Rainha (finalmente!), as pupilas de Ivan Sanz procuram repetir as conquistas europeias de 2021 e 2022.

Nas meias-finais, o Palau defronta o Vila-Sana, equipa investidora que ainda procura um primeiro título. Contando com a única atleta portuguesa desta Final Four - a guarda-redes Sandra Bento Coelho -, o Vila-Sana procura melhor do que em 2023, quando foi finalista derrotada pelo Gijón. Esta época, nos quartos-de-final, já vingou pelo menos essa derrota, levando a melhor sobre as asturianas.

Palau e Vila-Sana defrontaram-se duas vezes para a OK Liga, num "empate técnico", com uma vitória para cada um, fora de casa, por 0-1. No já distante mês de Setembro, noutra meia-final, para a Supercopa, houve vitória do Vila-Sana, por 3-5.

Fraga, Palau e Vila-Sana estiveram, há uma semana, nas meias-finais da Taça da Rainha. O Palau levou então a melhor.

A outra meia-final é de estreias e sem catalãs, entre os galegos da Coruña, no seu primeiro ano de actividade (tendo ficado com a "licença" do Liceo), e os aragoneses do Fraga, que apenas na pretérita temporada se estreou na OK Liga.

Recentemente, a 9 de Abril, o Coruña impôs-se ao Fraga para o campeonato espanhol, num ajustado 2-1, depois de um empate a dois na primeira volta.

Para esta Final Four, estão nomeados os árbitros portugueses Rui Torres, Silvia Coelho e Teófilo Casemiro, os italianos Louis Hyde e Alfonso Rago e o alemão Thomas Ullrich.

Meias-finais

• MF2 • Vila-Sana vs. Palau • 27.Abr, 17h

• MF1 • Fraga vs. Coruña • 27.Abr, 19h30

Final

Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 28.Abr, 12h

Horários das partidas na hora local (menos uma em Portugal continental)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Taça, de Portugal e não só

Taça, de Portugal e não só

Na Taça de Portugal celebrativa do centenário da FPP, é certo que, por regulamento, haverá vencedores portugueses. Mas também é certo que haverá um francês e um ou mais argentinos a erguer o troféu. E, eventualmente, espanhóis.