A brincar, a brincar, jogo retoma-se três meses depois

Quase três meses depois de ter começado, o jogo entre Juventude de Viana e Sanjoanense terá o seu epílogo a 1 de Maio. O jogo foi interrompido com pouco mais de dois minutos decorridos na segunda parte por motivos de segurança.

A brincar, a brincar, jogo retoma-se três meses depois
Vídeo: Viana TV
Vídeo: Rádio Geice FM

A 3 de Fevereiro, Juventude de Viana e Sanjoanense, dois dos principais candidatos à subida na Zona Norte da II Divisão, defrontavam-se no Pavilhão José Natário para a 14ª jornada, primeira da segunda volta.

No arranque da prova, a Juventude de Viana vencera em São João da Madeira, mas como visitante, a Sanjoanense de Reinaldo Ventura adiantou-se aos 11 minutos, por José Almeida, e ampliou com meio minuto decorrido na etapa complementar, pelo internacional inglês Alex Mount. Menos de dois minutos volvidos, o jogo seria interrompido e, com as forças de segurança a não garantirem as necessárias condições, suspenso pelos árbitros Sílvia Coelho e Rui Leitão. Agora, os restantes 22 minutos e 47 segundos estão agendados para o próximo dia 1 de Maio.

Esta terça-feira, vianenses e sanjoanenses davam conta, em comunicados nas suas redes sociais, da decisão sobre os dois processos instaurados a 5 de Fevereiro, com acórdãos de 22 de Abril, publicados esta quarta-feira.

77 dias após a instauração dos processos, a Sanjoanense é condenada ao pagamento de uma multa de 1230 euros por "comportamento incorrecto do público", sendo que a Juventude de Viana foi absolvida "da prática das infracções que lhe eram imputadas".

Num jogo necessariamente tenso pela importância do mesmo, a gota de água que fez transbordar os ânimos aconteceu depois da bola ter saído da pista. "Um adepto do clube Arguido [Juventude de Viana] primeiramente simulou e depois arremessou a bola para o recinto de jogo (...) eventualmente na direcção do jogador capitão de equipa [João Ramalho] do clube Arguido", pode ler-se na decisão do Processo Disciplinar que visa a Juventude de Viana.

No entanto, para o Conselho de Disciplina, não foi o este acto a despoletar a confusão, porque "é visível um outro jogador da equipa visitante [Alex Mount] a rir-se do acontecimento", o que quererá dizer que "o gesto adoptado pelo adepto do clube visitado assumiu todos os contornos de uma brincadeira entre um adepto e o jogador da equipa adversária".

João Ramalho, que até representou o emblema vianense na temporadade 2017/18 e apesar de estar a vencer, não terá entendido a alegada brincadeira. "(...) reagiu mal a esta situação e terá sido o seu comportamento que despoletou a situação seguinte", "um conflito entre adeptos, na zona reservada a adeptos do clube visitado" que acabaria por levar à suspensão da partida.

É inclusivamente referido que "a reacção deste jogador é manifestamente errada, desproporcional e merecedora de acção disciplinar". João Ramalho não teve o sentido de humor britânico requintado do seu colega Alex Mount, mas, apesar de não se descortinar nas imagens uma reacção tão intempestiva como descrito no acórdão, lá escapou à advertência ou à amostragem de um cartão.

A árbitra Sílvia Coelho interrompeu o jogo quando um outro adepto se aproximou da tabela e seria com o jogo parado que, independentemente do rastilho, aconteceram as cenas que não têm lugar num recinto desportivo e que, pelo seguro, levariam à suspensão do encontro.

Luta pela subida

Quase três meses depois, Juventude de Viana e Sanjoanense voltam a encontrar-se no José Natário para completar a partida.

A Sanjoanense lidera com 57 pontos, seguida da Juventude de Viana com 50, ambas com 21 jogos (completos). O Póvoa tem 49 pontos em 22 jogos. Mais longe, mas ainda com hipóteses (pouco mais do que) matemáticas de chegar ao 2º lugar, o Marinhense tem 41 pontos em 21 jogos.

A Juventude de Viana, que ataca, com André Torres, o regresso à I Divisão depois de ter descido na pretérita temporada, ainda tem antes um compromisso no próximo sábado, recebendo o Académico de Cambra. A Sanjoanense, caso segure a vantagem de dois golos no próximo dia 1 de Maio, ficará a um passo de carimbar a subida, voltando dois anos depois ao convívio dos grandes.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Novo projecto do Voltregà é com Ferran López

Novo projecto do Voltregà é com Ferran López

Na dança de bancos em Espanha, Ferran López será o líder no novo projecto desportivo do Voltregà. O técnico que fez história no Calafell procurará a reafirmação definitiva do histórico de Sant Hipòlit.