Novo projecto do Voltregà é com Ferran López

Na dança de bancos em Espanha, Ferran López será o líder no novo projecto desportivo do Voltregà. O técnico que fez história no Calafell procurará a reafirmação definitiva do histórico de Sant Hipòlit.

Novo projecto do Voltregà é com Ferran López

Ferran López será o treinador do Voltregà a partir do próximo defeso.

Vencedor da Taça WSE em 2023 e semifinalista em 2024, o Voltregà é 5º na OK Liga, depois de ter empatado na pista do Liceo no jogo de estreia de Jefa Rovira no comando técnico, depois da inesperada partida imediata de Lluis Teixidó e Lluís Nogué quando lhes foi anunciada a mudança de ciclo no fim da temporada.

Para o novo projecto, o histórico clube de Sant Sadurní aposta em Ferran López, técnico de 48 anos que deixa a sua marca em Calafell.

Também a equipa da localidade de "una platja i un castell" está em mudança de ciclo. Após três épocas numa segunda passagem pelo comando técnico, López foi informado que não continuaria e, tornando-o público no início do ano civil, assumiu a vontade de levar a nau até bom porto, onde Guillem Cabestany aguarda para assumir o leme.

A duas jornadas do fim da fase regular, o Calafell é 6º, a dois pontos do Voltregà, apesar do Calafell ter melhor ataque e melhor defesa.

Com ofertas da OK Liga e da OK Liga Plata, Ferran López apenas recentemente selou acordo com o Voltregà, apesar de há muito haver contactos do histórico emblema, campeão europeu em 1966, 1975 e 1976 e campeão espanhol em 1965, 1975 e 1976 no masculino e com um palmarés ainda mais rico no feminino.

O Voltregà é reconhecido pela sua formação, sendo que Sant Hipólit, com menos de 4000 habitantes, respira Hóquei em Patins e são muitos os talentos a saírem dali para outros palcos. A claque "Sac i Ganxo" é tida como das mais entusiastas da modalidade em Espanha.

Pelo Calafell, ainda na expectativa do que possa conseguir no play-off, Ferran López conduziu a equipa ao primeiro troféu internacional, com a conquista da Taça WSE em 2022, à melhor classificação de sempre, com um 3º lugar na pretérita temporada, e à estreia na principal prova europeia de clubes, tendo disputado a fase de grupos da Champions League nas duas últimas épocas.

Antes, Ferran representou o Noia - tendo vencido uma Taça do Rei, uma Taça CERS e uma Taça Continental - em duas etapas e o Igualada antes de chegar a uma primeira passagem pelo Calafell, em 2019/20. Regressou ao Noia para mais uma temporada, mas, num inusitado bailado com Pere Varias, voltaria ao Calafell onde agora encerra ciclo.

Movimentações

Para a nova temporada, perspectivam-se muitas mudanças nos bancos da OK Liga. Desde logo, David Cáceres assumirá o comando técnico do Barcelona.

Guillem Cabestany será o sucessor de Ferran no Calafell, devendo contar com a chegada dos argentinos Joaquin Olmos e Jero Garcia do Sarzana, bem como Sergi Folguera do Lleida. E outras novidades são esperadas no ambicioso projecto do ex-treinador do Porto.

Quem também mudará de mãos, é o Noia. Pere Varias deverá ficar a trabalhar em exclusivo com a selecção espanhola e o nome que ganha mais força para a sucessão na equipa de Sant Sadurní, actual 2º classificado, é o de Carlos Cortijo, treinador do Rivas, ex-seleccionador espanhol de Sub-17, campeão da Europa em 2021 e 2022, e actual seleccionador de Sub-19 de "La Roja", vice-campeã europeia em 2023.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
A brincar, a brincar, jogo retoma-se três meses depois

A brincar, a brincar, jogo retoma-se três meses depois

Quase três meses depois de ter começado, o jogo entre Juventude de Viana e Sanjoanense terá o seu epílogo a 1 de Maio. O jogo foi interrompido com pouco mais de dois minutos decorridos na segunda parte por motivos de segurança.