Igualada vence Taça WSE com show de Nil Cervera

O Igualada conquistou pela primeira vez a Taça WSE, vencendo o Follonica, de Sérgio Silva, por 4-2. Nil Cervera foi a grande figura do encontro, ao assinar os quatro golos no regresso dos arlequins às conquistas europeias 25 anos depois.

Igualada vence Taça WSE com show de Nil Cervera
Foto de capa: World Skate Europe

Outrora dominado do Hóquei em Patins europeu, o Igualada voltou às conquistas 25 anos depois. Os arlequins conquistaram este domingo a Taça WSE, sucedendo a Voltregà, Calafell e Lleida para o sexto triunfo catalão consecutivo na segunda mais importante competição europeia. Na decisão, os arlequins venceram o Follonica por 4-2.

Na partida arbitrada por Joaquim Pinto e Pedro Figueiredo, Nil Cervera foi a grande figura. O jogador de 20 anos que já tem viagem marcada para a Corunha e para o Liceo no próximo defeso e que recentemente mereceu chamada de Guillem Cabestany a "La Roja", assinou os quatro golos do Igualada, com um hat-trick nos primeiros 25 minutos.

Com um apoio impressionante no pavilhão de Les Comes, o Igualada de Marc Muntané assumiu as despesas de jogo desde cedo. Aos oito minutos, Nil Cervera inaugurava o marcador, com um remate à entrada da área, sobre a direita.

Na desvantagem mínima, o Follonica de Sérgio Silva não arriscava. Ainda havia muito jogo pela frente. Mas, a sete minutos do intervalo, agora num remate cruzado sobre a esquerda, Cervera ampliava para 2-0. E, se um remate de Marc Carol acabou no poste, Cervera não se fez rogado praticamente sobre o apito para o intervalo quando - sem pressão de Francesco Banini, talvez fiado no passar dos derradeiros segundos - rematou para o fundo das redes da baliza de Leonardo Barozzi.

Na etapa complementar, o Follonica nunca mandou no jogo, apostando em ataques rápidos que, em última instância, eram parados pelo atento Guillem Torrents. E o Igualada era mais perigoso.

A meio desta segunda parte, Federico Pagnini viu o azul. Gerard Riba eficaz de livre directo como na véspera (marcara três em três na meia-final com o Sarzana), mas Nil Cervera - quem mais - aproveitaria o espaço na superioridade numérica para desferir mais um tiro para o fundo das redes de Barozzi.

A seis minutos e meio do final, o Igualada chegou às 10 faltas e Davide Banini não desperdiçou a soberana oportunidade, reduzindo para 4-1. E, minuto e meio volvido, voltou a marcar quando Nil Cervera viu azul. Les Comes gelava momentaneamente com o 4-2.

O Follonica pressionava, atacou sem guarda-redes, mas não havia volta a dar. O Igualada e Les Comes voltavam a celebrar.

Finalista em 1988 e 1992, perdendo frente a Amatori Vercelli e Hockey Novara, à terceira foi de vez para o Igualada, vencendo, 25 anos depois uma prova europeia.

Os arlequins conquistaram quatro edições consecutivas da Taça dos Campeões Europeus entre 1993 e 1996, vencendo também em 1998 e 1999 a principal prova europeia, para seis conquistas em sete edições. Os seus títulos na competição ficam apenas aquém, em número de conquistas, de Barcelona (22) e Reus (oito). A estas conquistas, somaria cinco triunfos na Taça Continental, a última das quais em 1999.

O Igualada, a três jornadas do fim da fase regular da OK Liga, é apenas 9º, mas tem sido elogiado pela projecção dos seus jovens jogadores. Jaume Marques, habitual guarda-redes suplente de Torrents, tem 31 anos, o internacional neerlandês Tety Vives tem 27 e Roger Bars tem 25. O resto do plantel é Sub-23, muitos deles Sub-21, como Nil Cervera.

O Follonica de Sérgio Silva tinha vencido a então Taça WSE em 2005, numa final a duas mãos com o Bassano, e foi finalista - já com o português no comando técnico, em 2022, perdendo para o Calafell em Paredes.

Em Itália, terminará a fase regular da Serie A1 no 3º lugar, defrontando o Grosseto nos quartos-de-final. Foi finalista da Taça de Itália, perdendo tangencialmente (2-1) com o anfitrião Forte.

Meias-finais

• MF1 • Sarzana 1-8 Igualada • 13.Abr

• MF2 • Voltregà 1-5 Follonica • 13.Abr

Final

Igualada 4-2 Follonica • 14.Abr

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Quatro da frente e Óquei de Barcelos vencem

Quatro da frente e Óquei de Barcelos vencem

Porto, Sporting, Oliveirense e Benfica venceram com pouca dificuldade e mantêm distâncias no topo da classificação. O Óquei de Barcelos confirmou o bom momento em Braga e aproximou-se do 5º lugar do Tomar.